A Boston Tea Party foi um protesto dos colonos americanos contra a imposição de  impostos sobre o chá pela coroa Britânica.  Aconteceu em 16 de dezembro de 1773 no porto de Boston.

image

Entrada do Boston Tea Party, no final da Freedon Trail.

Naquela noite, os colonos usaram disfarces e jogaram ao mar os fardos de chá guardados nos navios que estavam aportados.  Este protesto foi um evento chave que deu início à Revolução pela Independência Americana.

image

Boston Tea Party, localizado no Boston Harbour

No lugar onde os navios estavam ancorados, no porto de Boston, encontra-se o Boston Rea Party Museum, ou somente, Tea Party.  Quem vai a Boston não pode deixar de percorrer a Freedom Trail que leva até lá.Acontece que muita gente não entra no Tea Party, o que é uma pena.

Logo na entrada o visitante participa de uma Assembléia de colonos indignados com a política britânica com relação à America.  Com bom-humor e uma certa dose de espetáculo, não resta ao visitante nada mais do que concordar em participar do protesto.

Entramos então no navio onde vai ter lugar a Tea Party.  A ambientação perfeita faz com que a gente se sinta realmente de volta ao século XVIII.  Impressionante riqueza de detalhes: desde utensílios, cordas, canhões, tudo está lá exatamente como deveria ter estado naquela noite.

 

Ao final da explicação e da visita ao navio, sempre acompanhados por colonos caracterizados, somos convidados a ser cúmplices e jogar no mar os fardos de chá.

image

A visita continua pelo museu e termina em uma sala onde se vê um vídeo sobra a Independência americana. E agora quero fazer um aparte:  em matéria de espetáculo, ninguém faz melhor do que os americanos.  E a Boston Tea Party é um verdadeiro espetáculo de patriotismo onde é impossível não se emocionar com o Hino americano finalizando a apresentação.

Como se pode imaginar, a visita termina na loja do Museu.  Isso é característica dos EUA e o dia em que eu entrar numa visita que não acabar em lojinha, vou achar que estou em outro país.

Espero que se divirtam com esse passeio quando forem a Boston.  Até a próxima.