Como esse é o mês do ThanksGiving, ou Ação de Graças, vou escrever um pouco sobre essa tradição americana. No post anterior, um passeio pelo berço da América, eu falei da chegada dos peregrinos à Plymouth e da primeira celebração do ThanksGiving. Hoje vou escrever sobre um dos eventos mais tradicionais desse feriado: a Macy’s Parade.

Thanksgiving day parade

Na década de 1920, a maioria dos empregados da loja de departamentos Macy’s de Nova York, eram estrangeiros vindos em busca do sonho americano. Como na Europa muitas datas são festejadas com desfiles comemorativos, esses trabalhadores resolveram dar um toque europeu na festividade. Foi assim que surgiu em 1924 o primeiro desfile da Macy’s. O sucesso foi imediato e de lá para cá; apenas entre os anos de 1942-1944 o desfile foi suspenso por causa da Segunda Grande Guerra.

Photo by NY Daily News Archive via Getty Images

UNITED STATES – NOVEMBER 21: A not-too-ferocious dragon caught fancy of crowd at 1931 Macy’s Thanksgiving Day Parade. (Photo by NY Daily News Archive via Getty Images)

UNITED STATES – NOVEMBER 21: A not-too-ferocious dragon caught fancy of crowd at 1931 Macy’s Thanksgiving Day Parade. (Photo by NY Daily News Archive via Getty Images)

O desfila começa às 9 da manhã do dia do ThanksGiving, que é comemorado sempre na última quinta-feira de novembro. Esse ano, será dia 24 de novembro. Quem estiver por Nova York, esse sem dúvida é um dos programas imperdíveis da estação. As pessoas começam a chegar às calçadas lá pelas 6 da manhã. Veja abaixo o itinerário que começa na Central Park West & W 77th St e termina em frente à Macy’s, na 34th.

Algumas atrações são tradicionais, como os balões gigantes, em formato de um cartoon, o elenco de um dos sucessos da Broadway do momento, bandas de escolas, e apresentação de artistas famosos. Esse ano, entre outros estarão lá Tony Bennet e Os Muppets.

itinerário da Macy’s Parade

Duas séries da TV ambientadas em Nova York, Seinfeld e Friends, tiveram episódios ambientados na Macy’s ThanksGiving Parade.

Seinfeld

Episódio de Seinfeld: The Mom and Pop Store onde personagens assistem ao desfile.

O desfile dura 3 horas e é finalizado com a chegada do Papai Noel, marcando oficialmente o início das festividades de Natal.

Macy’s ThanksGiving Parade