Publiquei esse texto há alguns meses, mas com a proximidade do Halloween, fiquei com vontade de dar uma olhadinha e postar novamente.

Entre os anos de 1692 e 1693 na Massacussetts colonial, mais de 200 pessoas foram acusadas de bruxaria na cidade de Salem. Desses, 20 foram executados.  Anos mais tarde a Corte de Massachussetts anulou os julgamentos e reconheceu que não havia casos de bruxaria e sim uma histeria coletiva.

142919230

Representação de julgamento de bruxaria em Salem.

Na década de 1950 os Estados Unidos foram tomados por uma onde de horror ao comunismo.  O Macartismo perseguiu inescrupulosamente todos os simpatizantes dessa ideologia:  formou-se a infâme Blacklist, ou Lista Negra.  Uma vez a pessoa incluída na lista, não encontraría mais trabalho, sofreria uma execração social.  O dramaturgo Arthur Miller usou o episódio da perseguição ocorrida em Salem, 300 anos antes, para escrever uma peça cujo intuito era criticar a perseguição do macartismo.  A peça se chamou As Bruxas de Salem e estreou na Broadway em 22 de janeiro de 1953.

sprint-in-salem-massachusetts-jeff-folger

Passado o trauma dos episódios, a cidade de Salem guarda hoje apenas uma lembrança bem humorada por ser conhecida como a cidade das bruxas.  Atrações como a The Witch House e a Salem Witch Museum valem a visita.

Quem estiver por lá não deixe de visitar o ‎Peabody Essex Museum e o Salem Maritime National Historic

imgres-8

Peabody Essex Museum

4614

Salem Maritime National Historical Site

9695510-large

Eu recomendo que se hospedem em Boston cuja oferta de excelentes hotéis é enorme e aluguem um carro para passar o dia em Salem.