Tem gente que vai a Paris pelos museus, pela história, pelo Champs-Élysees, pela moda, pelo Rio Sena, pelo clima romântico… sim, tudo isso também mas uma das minhas razões é porque Paris tem sorvete. Ou melhor, tem Berthillon.

A linda fachada, na 29-31 rue Saint-Louis en l’île, Paris

Eu lembro muito bem do dia que eu experimentei pela primeira vez um dos melhores sorvetes do mundo: estava interessada em conhecer a Île-St.Louis, pensando que ali era a Lutecia, lugar onde tudo começou. Não vou negar que a imagem da contra-capa do Asterix estava na minha cabeça. Enfim, um dia lindo parisiense, eu saindo da Notre-Dame e me deparo com a fila formada em frente ao Berthillon. Esperei 45 minutos para pegar o cone o sorvete de chocolate. E demorou 45 segundos para aquele sabor maravilhoso, com a textura cremosa perfeita se instalarem na minha cabeça como a melhor definição de sorvete de chocolate.

Sabor perfeito com a textura cremosa perfeita

Berthillon: a obrigação final em Paris

Foi em 1954 que Raymond Berthillon começou a fazer os sorvetes e sorbets que são famosos no mundo inteiro. O segredo da sua receita é guardado a sete chaves, mas o que é revelado é a frescura e pureza dos ingredientes.

Sorvets e Macarons, ou melhor, Paris para as crianças

Macaron Glace Praliné e café no Berthillon Paris

Outra coisa que me faz perder a cabeça, no sentido gastronômico, é o chocolat chaud ou chocolate quente de Paris. Não sei descrever porque não sou crítica gastronômica, mas vamos lá: sabe quando o chocolate derrete na boca? Isso, servido numa xícara de porcelana branca. Achou isso perfeito? Leia o próximo parágrafo….

Chocolate quente em París

Indo para Paris nos meses frios, vá no Berthillon. Esqueça a fila, passe pelo lado e peça uma mesa no salão. Incrivelmente, sempre tem lugar. Não precisa ler o menu, vá direto ao assunto e peça simplesmente um “affogato”. Isso quer dizer a perfeição do sorvete sabor vanilla, imerso na perfeição do chocolate quente cremoso, naquela xícara de porcelana branca que eu já falei, coberta com creme de praliné. Tome em pequenos goles para aproveitar ao máximo e sorria, você está em Paris.

O endereço dessa delícia é 31 Rue St.-Louis-en-l’Ile, Paris, France.

Bon appetit!