Se eu tivesse que escolher um período do ano para visitar a Nova Inglaterra, escolheria sem dúvidas as últimas semanas de setembro e primeiras de outubro.  Esse é o pico do Foliage.

Boston-Commons-Fall_2

Boston Common, Boston

São inúmeros os fatores científicos que causam esse fenômeno mas resumindo para os leigos:  com a chegada do outono, os dias ficam mais curtos e frios.  Com isso, acontece uma queda do nível de clorofila, responsável pelo verde das folhas que trocam de cor até ficarem secas e caírem.  A questão é justamente as cores:  tons de amarelo, laranja, vermelho e marrom em nuanças que parecem irreais.  Eu confesso que andando em meio a uma floresta colorida nos arredores de Boston, tive a sensação de estar dentro de um desenho animado em 3D.

 

33_10580_Autumn_Covered_Bridge_1000_jumbo

Esse fenômeno acontece em vários países mas é especialmente lindo nos Estados Unidos, mais precisamente na região da Nova Inglaterra, e Canadá.  Por isso, milhares de turistas do mundo todo viajam para lá nessa época.  Existem inclusive sites que vão atualizando o “mapa do foliage”, para que se possa saber os dias em que o fenômeno vai atingir sua beleza máxima.

0dc55783537502814a3519061a7a7ce0

Beacon Hill, Boston

 

Não posso dizer qual dos 6 estados da Nova Inglaterra, Maine, Massachussets, Rhode Island, New Hampshire, Connecticut, ou Vermont o foliage é mais intenso e bonito.  O que sugiro é que se agende a viagem para Boston, que é a cidade mais importante da região, e de lá se alugue um carro para percorrer as florestas coloridas.

New-England-Foliage.rend.tccom.966.544

Para quem tiver a oportunidade de estar na Nova Inglaterra nessa época, posso garantir que essa é uma viagem inesquecível.

Para monitorar o Foliage, acesse: discovernewengland.org