Para quem gosta de Castelos com histórias emocionantes, Château Chinon no Vale do Loire é um prato cheio. Muitos acontecimentos importantes da história da França e Inglaterra tiveram lugar aqui. Sim, eu disse Inglaterra porque houve um tempo que esse castelo, que pertencia à Casa de Anjou, foi a propriedade preferida de Henrique II, Rei da Inglaterra, e membro dessa Casa. A maior parte da estrutura que permanece até hoje, foi erguida nessa época.

Château Chinon no Vale do Loire

Fortaleza Real de Chinon

A vida de Henrique II foi marcada por amores, primeiro com Eleanor d’Aquitania, que já havía sido casada com o Rei da França, e mais tarde com Rosamund Clifford. E também por rebeliões dos seus próprios filhos contra ele. Na última delas, Ricardo, conhecido como o Coração de Leão, auxiliado por Philipe da França entrou em combate contra ele. Ferido no combate ele se retirou ao Castelo de Chinon onde morreu.

Símbolo da Ordem dos Templários

Símbolo da Ordem dos Templários

Outro episódio dramático em Chinon aconteceu na noite de 13 de outubro de 1307. Aliado ao Papa Clemente V, o Rei Phillipe o Belo mandou prender o Grão Mestre da Ordem dos Templários Jacques de Molay assim como todos os Cavaleiros Templários que estavam na França, e levá-los a Chinon. Lá eles foram torturados e julgados antes de serem levados para Paris, onde foram queimados na fogueira.

Quando a legitimidade Charles VII como herdeiro do trono da França foi desafiada, Joana d’Arc foi ao seu encontro no Castelo de Chinon, a fim de convencê-lo de que ele era o verdadeiro Dauphin e deveria ser coroado em Reims. Era o ano de 1429 e esse foi episódio foi fundamental nos desdobramentos da Guerra dos Cem Anos.

Estátua de Joana D'Arc em Chinon

Estátua de Joana D’Arc em Chinon

A Fortaleza de Chinon pertence hoje ao Conseil Départemental. Foi totalmente restaurada numa obra que durou 5 anos e milhões de euros. É aberta ao público durante o ano todo.

Castelo Chinon

Clique aqui para informação de horários e preços da visita Forteresse Royale Chinon.

Prendre plaisir!