Já pensou em sair para jantar em um restaurante onde você não pode ver a comida?

Por mais estranho que isso possa parecer, existem alguns restaurantes cuja proposta é essa, e acredite, estão fazendo o maior sucesso. A idéia é fazer com que o cliente, uma vez no escuro total ou com os olhos vendados, tenham o sentido do paladar aguçado e possam apreciar melhor a comida.

Veja abaixo alguns dos restaurantes que oferecem jantar no escuro. Observação importante: nesses restaurantes não é permitido nada que tenha luz. Portanto, fumar e falar no celular é proibido.

  1. Blindekuh – Zurich, Suíça: dizem que esse foi o primeiro restaurante às cegas. Foi fundado em 1999 por um clérigo cego, Jorge Spielman.
    www.blindekuh.ch
  1. Dans Le Noir – Londres, Paris, Varsóvia e Moscou: é considerado um dos melhores restaurantes inspirados no Blindekuh.
    www.danslenoir.com
  1. Nocti Vagus – Berlim, Alemanha: esse restaurante oferece além do jantar às escuras, alguns outros programas como leituras, teatro e jantares de investigação de assassinato.
    www.noctivagus.com
  2. Unsicht-Bar – Berlim, Hamburgo e Colônia, Alemanha: os garçons e o staff nesse restaurante são todos deficientes visuais.
    www.unsichr-bar.de
  3. Opaque – Santa Monica, São Francisco, Nova York, Dallas – o primeiro restaurante deles foi em Santa Monica.  Oefrece uma experiência para o paladar, olfato e tato.
    www.darkdining.com

Opaque, a journey of taste

  1. Ctaste – Amsterdãm, Holanda: nesse restaurante os empregados também são deficientes visuais. O cliente faz o pedido numa ante-sala iluminada antes de entrar no salão totalmente escuro.
    www.ctaste.nl
  2. Pod Křídlem Noci – Praga, República Checa: esse restaurante trabalha tanto no escuro como em algumas horas, na luz. São 4 menus diferentes: Menu Connoisseur, Menu Frutos do Mar, Menu Vegetariano e Menu Mistério. Também aqui o cliente escolhe na luz antes de entrar no escuro.
  3. O.Noir – Montreal e Toronto, Canadá: esse restaurante também é inspirado no Blindekuh. O proprietário ficou impressionado em saber que a entre a população visualmente deficiente somente 30% consegue trabalho. Por isso, o staff é deficiente visual e parte do lucro vai para ajudar a grupos de ajuda.
    www.onoir.com

  1. Dining in the Dark – Boston, Estados Unidos: esse restaurante faz eventos fora também em diversos locais. O cliente escuta música e histórias enquanto janta.
    www.dininginthedark.com
  2. Market 17 – Ft. Lauderdale, Estados Unidos – esse restaurante oferece a chance de voltar para a luz na hora que quiser, caso o cliente não queira levar a experiência até o fim.
    www.market17.net