Todos conhecem João sem Terra pela história do Robin Hood. O irmão tirano de Ricardo Coração de Leão, que ficou em seu lugar enquanto ele lutava nas Cruzadas e que explorava o povo impondo mais e mais impostos.  Fora o fato de não se ter notícias sobre a veracidade do herói que “roubava dos ricos para dar aos pobres”, todo o resto da história é verdadeira. E a história de João sem Terras é muito importante já que a sua tirania levou a uma Revolta dos Barões, só foi apaziguada quando ele assinou a Carta Magna em 1215, que é até hoje, a carta constitucional mais antiga do mundo.

King John’s Castle

João, foi o o quinto filho de Henrique II da Inglaterra e de Eleanor. Por ser o último, não herdou terras importantes, o que lhe valeu o apelido de John Lackland, ou João Sem Terra. Mas não se pode dizer que ele fosse realmente “sem terra” já que ele herdou a Irlanda. E foi lá, em Limerick, que João construiu um dos mais bonitos e mais bem conservados castelos em estilo normando, o King John’s Castle.

King John's Castle

Construído por vota de 1197, numa área central de Limerick chamada King’s Island, o castelo está em cima de uma antiga fortificação viking. Está aberto à visitação diariamente das 9h00 às 17h00 e o público pode conhecer a história do castelo através e de uma exposição interativa.

King John's Castle

Para informações sobre visitas e eventos clique aqui: King John’s Castle

Enjoy!