Em homenagem ao Fogo Olímpico aceso hoje, faço este post.

Na Grécia Antiga, as cidades Estado paravam a guerra de 4 em 4 anos e se reuniam em Olímpia para jogos esportivos.  Essa é a origem do Jogos Olímpicos que eram a princípio um evento religioso em honra a Zeus.

olympia-aerial

Olímpia – vista aérea

olympia_stadium

Stadium – Olímpia

 

Como se sabe, os Jogos Olímpicos perderam a força com a chegada dos Romanos e foram extintos.  Em 1894 o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional e em 1896 surgiram os Jogos Olímpicos da Era Moderna.  A tradição de acender a Chama Olímpica em frente ao Templo de Hera perdura até hoje.

templo-hera-olimpia

Templo de Hera

O Santuário  Arqueológico de Olímpia é considerado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e lá se pode ter a real noção do aspecto religioso que os Jogos Olímpicos tinham. É bom ter um mapa das ruínas se não for com um guia.  Veja abaixo.  O mais importante são as ruínas do Templo de Zeus, onde se encontrava a Estátua de Zeus, uma das 7 maravilhas do Mundo Antigo.  Mas é claro que o Stadium é uma emoção especial.

Plan_Olympia_sanctuary-pt.svg

Edifícios
1: Propylon – 2: Pritaneu. – 3: Philippeion – 4: Templo de Hera – 5: Pelopion – 6: Ninfeu de Hérodes Ático – 7: Metroon – 8: Zanes – 9: Cripta – 10: Stadium – 11: Stoa Eco – 12: Edifício de Ptolomeu II e Arsínoe – 13: Stoa de Héstia – 14: Edifício helenístico – 15: Templo de Zeus – 16: Altar de Zeus – 17: Ex-voto dos Aqueus – 18: Ex-voto de Micitos – 19: Nice de Peônio – 20: Gymnasion – 21: Palaestra – 22: Theokoleon – 23: Heroon – 24: Atelier de Fídias e Basílica paleocristã – 25: Banhos de Kladeos – 26: Banhos gregas – 27 e 28: Hospedarias – 29: Leonidaion – 30: Banhos sul – 31: Bouleuterion – 32: Stoa sul – 33: Villa de Nero Tesouros I: Sicyon – II: Siracusa – III: Epidamno ? – IV: Bizâncio ? – V: Síbaris ? – VI: Cirene ? – VII: ? – VIII: Altar ? – IX: Selinunte – X: Metaponto – XI: Megara – XII: Gela

GRT08022

Templo de Zeus

temple-de-zeus-olympie

Templo de Zeus 

 

O Museu Arqueológico mostra obras de Arte encontradas nas excavações arqueológicas como Hermes carregando o bebê Dionísio de Praxiteles e Nike de Paionios.

15E3B0E5E469483486F867BBB8BFF5F8

Hermes de Praxiteles

 

A melhor maneira de se chegar a Olímpia é de carro ou de ônibus que têm saídas diárias de Atenas.  Mas uma boa opção é contratar um Tour de Atenas que já inclui o transporte e um guia local.  Eles sempre tem histórias interessantes que não estão nos livros.