Essa semana sai o novo filme do Astérix e Obelix em 3D e eu adoro eles.  Os quadrinhos de René Gosninny e Albert Uderzo alegraram a juventude de muita gente e a minha também. Em homenagem aos invencíveis gauleses decidi mostrar um pouco do que restou dessa civilização em Paris.

lutece-Asterix

Entre os anos de 250 e 200 A.C. gauleses da tribo Parisii se instalaram na Île-de-la-Cité e lá fundaram Lutetia.  Assim nasceu Paris, que cresceu ao redor da Ilha dominada pelos gauleses e foi conquistada em 52 A.C. por Júlio Cesar.

Lutece_2

Lutécia – ilustração

Entre 1965 e 1972 foram feitas escavações na praça em frente à Catedral de Notre Dame e o que se descobriu fora restos de diversas construções feitas no local e entre elas, vestígios da arquitetura gaulesa.paris-insolite-crypte-archeologique-parvis-da-L-tMFL98

O local das escavações é hoje aberto ao público e até 22 de maio de 2016 os visitantes poderão ver a exposição “Paris disparu, Paris Restitué “. 

Crypte-du-parvis-de-N.-Dame

Informações de horários de visita: http://www.crypte.paris.fr/en/crypt

Depois dessa visita você pode aproveitar o clima e almoçar no restaurante Nos Ancêtres les Gaulois que fica bem perto dalí no 39 Rue Saint-Louis en l’Île.   Esse é um lugar bem interessante e divertido. Não que o Obelix vá entrar carregando um ménir pela porta mas dá para se imaginar no banquete da última página de alguma Aventura do Astérix.