Dizem que São Denis foi decapitado nas colinas de Montmartre e quo invés de cair morto, pegou sua cabeça e caminhou até o local onde queria ser sepultado. Esse local é onde se encontra hoje a Catedral de Saint Denis e seus restos mortais estão guardados embaixo do Altar-Mor.

016

Tumba de St. Denis encontrada nas escavações arqueológicas.

No século V Dagoberto, Rei do Francos, mandou erguer uma abadia nesse lugar e somente em 1135 D.C. é que a construção da Catedral tal qual é hoje, começou.

images-22

Detalhe do pórtico contando a história de St. Denis

Construída em estilo gótico, com torres em flecha e arcos em ogiva, intencionalmente para mostrar a grandeza de Deus, a arquitetura de St. Denis influenciou as Catedrais de Notre Dame em Paris e a de Chartres.  A roseta de vitral de St. Denis é a primeira que se tem notícia em um templo gótico.

basilica-cathedral-of

saint denis cabedera

Paris-Saint-Denis-Cathedral-Interior

A arquitetura é maravilhosa mas o que mais me fascina em St. Denis são as tumbas dos monarcas da França que estão lá.  Nada menos que 42 reis, 32 rainhas, 63 príncipes e princesas, além de outros membros da nobreza, estão enterrados lá.

1401999435.2

Tumba de Louis XII e Ana da Bretanha

tombeau-de-henri-ii-et-de-catherine-de-medicis-saint-denis

Tumba de Henri II e Catarina de Médicis

800px-Gisant_de_Pépin_le_Bref_et_Bertrade_de_Laon_à_la_Basilique_de_Saint-Denis,_France

Pepino o Breve e sua esposa Berta

35ialgi

Louis XIV

Louis_XVI_et_Marie-Antoinette

Louis XVI e Maria Antonieta

Pode parecer estranho passar uma tarde em meio a tantas tumbas, mas acredite, esse é um passeio pela historia dos Reis da França inesquecível.