Férias pelo Mundo

Turismo, diversão, comportamento! Também um pouco de cinema e história

Under the Tuscan Sun

Sob o Sol de Cortona

Um dos filmes que eu mais gosto é Sob o Sol da Toscana, ou Under the Tuscan Sun, de Audrey Wells. Quanta gente que passou por um divórcio já pensou em se refugiar na Villa Bramasole? E quem nunca se divorciou também. Que sonho poder dar uma guinada na vida, e num lugar maravilhoso. Pois o lugar maravilhoso tem nome: Cortona.  Essa é a cidade na região de Arezzo na Itália onde foram feitas as filmagens.

Cortona, na região de Arezzo na Itália

Para entender todas as nuances da arquitetura da cidade, é preciso saber um pouco da sua história.  Cortona é uma cidade de origem etrusca, situada nas colinas da Toscana e a 100Km de Florença. Mais tarde passou para o domínio romano e depois pelos godos. Durante o século 14, a família Casalli teve grande domínio na cidade tanto nas leis como no comércio. Em 1409 a cidade foi conquistada por Ladislao, Rei de Nápoles. Isso mudou o rumo da cidade porque ele a cedeu para Florença. Por causa disso, toda a cultura Renascentista que a Casa dos Médici promoveram teve enorme influência também em Cortona. Os arquitetos Jannelle e Laparelli, o astrônomo Moretti, e os pintores Luca Signorelli e Pietro di Cortona nasceram aqui.

Nuances na arquitetura de Cortona

A melhor maneira de conhecer Cortona é fazer como a Frances do filme: sair caminhando e se deixar levar pelo encanto que esse lugar desperta. Mas vou pontuar alguns lugares de interesse:

Piazza della Republica

Comece por aqui e volte para cá sempre que quiser um café ou um gellatto.

Piazza della Republica

Piazza della Republica

Piazza della Republica

Basílica de Santa Marguerita

Construída no mesmo lugar onde a própria Santa Marguerita di Cordona, a padroeira da cidade, havia construído um oratório dedicado a São Basílio. Os restos mortais da Santa estão lá. É preciso fazer um pequeno exercício para se chegar mas vale a pena!

Eremo Franciscano Le Celle

Antigo convento que abrigou São Francisco de Assis. Pode-se visitar sua cela. Fica a uns 3 Km de Cortona e só posso dizer que é um lugar de Paz e Bem.

Museu del’Accademia Etrusca

Fica no Palazzo Casalli, tem um acervo bem interessante do período pré-romano. Também com objetos romanos e medievais.

Museu del’Accademia Etrusca

Museu del’Accademia Etrusca

Acervo do período pré-romano

Acervo do período pré-romano

Museu Diocesano

Este é imperdível! Se tiver que escolher apenas um lugar para ir, vá nesse. Fica na Praça do Duomo e guarda tesouros como a Anunciação di Cortona de Fra Angelico, Comunhão dos Apóstolos de Luca Signorelli e o Crucifixo de Cortona de Pietro Lorenzetti *.

Anunciação di Cortona de Fra Angelico

Anunciação di Cortona de Fra Angelico

Comunhão dos Apóstolos de Luca Signorelli

Comunhão dos Apóstolos de Luca Signorelli

Crucifixo de Cortona de Pietro Lorenzetti

Crucifixo de Cortona de Pietro Lorenzetti

Duomo

A Catedral dedicada à Virgem Maria foi construída onde ficava um templo romano.  É linda e vale a pena.

O Duomo

O Duomo

Bramasole

Deixei esse por último para voltarmos ao assunto do post. Lembram da casa que ela comprou, reformou e lá ficou? Lá está a casa… bem arrumada e sem nenhum vestígio de escorpião.

A casa que Frances comprou na Villa Bramasole

A casa que Frances comprou na Villa Bramasole

Bramasole

Bramasole

Eu acho bem desnecessário num lugar como esse recomendar onde comer porque honestamente, tudo é bom. Entre em qualquer lugar que estiver passando na hora em que a fome falar mais alto e ficará feliz. Mas vou dar 2 lugares que foram “estupendos”:

Para se hospedar eu indico:

Para matar as saudades de Sob o Sol da Toscana clic no trailer abaixo e divirta-se.

*Coloquei propositadamente em negrito essa parte porque para mim, foi o melhor.

Anteriores

I have a dream…

Próximo

Walt Disney Concert Hall

4 Comentários

  1. Amo esse filme só pelo fato de me proporcionar uma linda viagem a encantadora Toscana, estive na região, mas não fui em Cortona ;( Continua na minha lista para a próxima viagem !

  2. Angie

    Eu quero ir pra lá!

Tudo isto neste post é muito legal, o que você acha?

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén