Hoje o post é sobre esse ícone americano:  The Plaza.  Esse hotel é tão maravilhoso por fora com por dentro.


O edifício custou cerca de 12.5 Milhões e foi concebido para ser um arranha-céu com estilo de castelo francês.  Em 1 de outubro de 1907, o The Plaza abriu as portas num dos endereços mais nobre de Manhattan: a esquina da 5Avenida com o Central Park, é um dos lugares mais visitados de Nova York.

O primeiro hóspede do Plaza foi Alfred G. Vanderbilt.  Depois dele, um número enorme de famosos passaram por lá, entre eles F Scott e Zelda Fitzgerald, os Beatles em sua histórica turnê pela América,  Truman Capote, Frank Sinatra e Mia Farrow, Donald Trump, que se tornaria dono.  Já não é mais.  Enfim, quantas coisas já aconteceram naqueles 19 andares?

 



Engana-se quem pensa que os melhores quartos estão nos andares de cima.  No Plaza, o melhor andar para se hospedar é o quinto. Ou os que estão abaixo.  Por que?  Porque em 1907 os elevadores não tinham a melhor tecnologia.  Então era melhor garantir….


Os primeiros taxis começaram a circular no dia da inauguração do Plaza.  Vários carros-táxi fizeram fila em frente para transportar hóspedes e convidados.  Até então, só haviam carruagens levadas por cavalos.  Claro que os donos de carruagem não gostaram da chegada dos carros, mas o que se pode fazer quando o futuro chega?  De qualquer maneira, ainda hoje pode-se pegar uma carruagem no The Plaza e dar uma volta pelo Central Park.


O The Plaza já serviu como set de filmagem de vários filmes, entre eles: Great Gatsby, The Way We Were, North by Northwest de Hitchcock e Esqueceram de Mim 2.

Durante as filmagens desse último, havia uma cena em que o menino escorregava para dentro do elevador.  Os produtores pediram para Donald Trump, proprietário na época, para retirar o carpete que cobria o lobby.  Ele concordou e quando o carpete saiu, apareceu os azulejos Ravenna italianos, que eram o piso original.  Trump ficou tão encantado que mandou que os carpetes não fossem mais recolocados.

The Great Gatsby

Oak Room

Mesmo quem não estiver hospedado lá, deve dar uma entrada e experimentar um dos restaurantes como o The Palm Cort, The Todd English Food Hall, ou tomar um drink no The Champagne Bar ou no The Oak Room.  Mas se quiser uma coisa rápida, dessa as escadas até a The Plaza Food Hall.

Food Hall

The Palm Court

Em 2005 o Plaza fechou para uma restauração completa que custou 450 Milhões de dólares.  Em 2008, reabriu suas portas.