Em 1620 o navio Mayflower, vindo de Southampton na Inglaterra, ancorou na costa americana.  A bordo, puritanos ingleses a procura de um lugar onde pudessem ter a liberdade de professar sua fé, independente da Igreja Anglicana. O local onde chegaram era uma aldeia dos índios Wapanoag, e ali foi fundada a cidade de Plymouth, hoje conhecida como o Berço da América.

Plymouth Rock

Plymouth Rock

Esses primeiros puritanos ingleses ficaram conhecidos como “peregrinos”. Como eles não conheciam a terra, dependiam dos nativos para sobreviver. Foi assim que os primeiros habitantes da América apresentaram suas comidas aos recém-chegados que a incorporaram aos seus hábitos. Conta-se que para celebrar o encontro, os peregrinos fizeram uma refeição com essa mistura de sabores locais e culinária antiga: perú recheado, torta de abóbora, cenouras cozidas, molho de cramberry. Sentaram-se todos juntos, peregrinos e nativos, e antes de comer deram Graças. Assim nasceu o Thanksgiving.

Mayflower II

Mayflower II

O Thanskgiving é o feriado mais importante para os americanos. Justamente porque marca o início do país deles tal qual é hoje, a terra prometida para os puritanos, onde encontraram a liberdade. É o momento em que as famílias se encontram, sentam ao redor da mesa, tal qual fizeram os peregrinos, e dão Graças.

Plymouth Plantation

Plymouth Plantation

Plymouth Plantation

Plymouth Plantation

Nem tudo foram flores nesse encontro entre peregrinos e nativos. Como sabemos, os índios foram quase dizimados pelos colonizadores, mas essa é uma história que não vou entrar aqui. O que vou contar é sobre um romance muito conhecido de todos, ocorrido nessa região e que envolveu uma nativa Wapanoag, Pocahontas, e um soldado inglês, John Smith. Essa história ficou conhecida através do filme da Disney, que foi lindo, mas não contou a verdade sobre como foi o final. John Smith voltou para a Inglaterra deixando Pocahontas que foi rejeitada pela sua tribo por ter-se relacionado com o homem branco e morreu sozinha na floresta.

Chefe Wampanoag Massasoit

Chefe Wampanoag Massasoit

Visitar Plymouth é um passeio por aqueles primeiros dias da colônia americana. É visitar o Mayflower II, réplica fiel ao original. É caminhar pela Plantation e vivenciar como moraram os peregrinos. E é sobretudo um lugar para entendermos melhor esse país feito de tantos elementos diferentes, mas que se combinam, assim como a refeição do ThanksGiving.