Um casal seguia para a cidade de Belém atendendo à ordem de se apresentar ao censo. A mulher, grávida, era levada em cima de um burro puxado pelo marido. Um pouco antes de chegar à cidade, chegou a hora do parto e como não encontrassem onde se hospedar, o casal de acomodou numa gruta e quando o bebê nasceu, foi colocado numa manjedoura. Mais tarde, guiados por um estrela, 3 Reis Magos vieram ver o recém-nascido trazendo presentes.

Representação do Presépio de São Francisco em Greccio

Em 1223 São Francisco quis explicar ao povo de Greccio, Itália, a simplicidade daquela cena que mudou para sempre os rumos da humanidade. Com animais de verdade e pessoas comuns, recriou na floresta o momento do nascimento de Jesus dando origem a um dos mais importantes símbolos do Natal, o Presépio.

Gruta do Presépio, local onde São Francisco fez a primeira representação da cena do nascimento de Jesus.

Gruta do Presépio, local onde São Francisco fez a primeira representação da cena do nascimento de Jesus.

A tradição de representar a cena do nascimento de Jesus se espalhou pela Itália primeiro e depois pelo mundo todo. Em 1972 a população de Greccio voltou a representar o Presépio criado por São Francisco e de lá para cá, essa tradição se manteve.

Foto: Massimo Rinaldi

Reconstituição da Primeira Natividade no presepio de Greccio

Representações do Presepio

Uma das mais lindas cenas do Natal na representação do Presepio

Como uma forma de desejar um Feliz Natal ao leitores desse blog, publico aqui fotos de do Presépio de Greccio.

Que a Paz e alegria do nascimento de Jesus esteja com todos vocês para sempre.

Que a Paz e alegria do nascimento de Jesus esteja com todos vocês para sempre. São os desejos da Cris Ribas e de toda a equipe do blog Férias pelo Mundo