Duas construções me impressionam em Los Angeles: o Walt Disney Concert Hall e o Getty Center. Hoje vou falar do primeiro que fica no Downtown, perto da Catedral, no número 111 da South Grand Avenue.

Em 1987, Lilian Disney, viúva de Walt Disney, doou 50 Milhões de dólares para a construção de um hall de concerto em homenagem ao marido. Muitos doadores se juntaram e dessa maneira, essa linda obra arquitetônica foi concebida.

Projetado pelo aclamado arquiteto Frank Gehry, o Walt Disney Concert Hall fez sua estréia em 2003 e é a casa da Orquestra Filarmônica de Los Angeles e do Los Angeles Master Choral.  Possui 2265 lugares mas o que mais impressiona por dentro é a acústica, uma das mais perfeitas do mundo.

Walt Disney Concert Hall

A construção por fora é maravilhosa: você tem a impressão de que são imensas folhas de aço. Na verdade são painéis de aço inoxidável que dão uma inusitada sensação de movimento à construção.

Mas toda essa beleza teve um enorme inconveniente para os vizinhos: por causa do reflexo causado pelo aço, o calor se tornou insuportável ao redor. Para resolver esse problema, alguns painéis tiveram que ser lixados.

Fachada em aço inox do Walt Disney Concert Hall

Quem tiver a oportunidade de assistir a um concerto no WDCH terá uma experiência inesquecível.  Aqui vai o link da bilhetería para você conferir a programação: www.laphil.com